FICAR SAUDÁVEL

FICAR SAUDÁVEL

Manter-se saudável é uma parte importante do crescimento. E isso pode afetá-lo fisicamente e emocionalmente. Quando seu corpo muda durante a puberdade e você tem que lidar com coisas como escola e exames, ficar saudável pode realmente ajudá-lo.

Nesta página
Ter uma dieta balanceada
Obtendo exercício regular
Preocupado com o seu peso?
Coisas para tomar cuidado
PORQUE É IMPORTANTE
Manter-se saudável fisicamente pode ajudá-lo a se manter saudável emocionalmente também. Se você estiver comendo a comida certa e se manter em forma, seu corpo ficará forte e o ajudará a lidar com o estresse e também a combater doenças.

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Comer bem e se exercitar com frequência quando você for adolescente também ajudará você a ter boa saúde mais tarde na vida.

Conseguir dormir regularmente é outra maneira muito importante de se manter saudável. Ter tarde da noite pode deixar você se sentindo cansado no dia seguinte. Pode ser difícil, mas tente ter pelo menos 8 horas de sono por noite.

Dicas para lembrar:

comer uma dieta variada e equilibrada
Beba muita água
dormir muito
faça exercício regularmente
evite beber álcool e fumar.
CHOCOLATE
ou salada?

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TER UMA DIETA BALANCEADA
Comendo e bebendo as coisas certas

Pode ser difícil manter uma dieta saudável. Especialmente quando há a tentação de comer doces e junk food. Mas é importante equilibrar sua dieta com a quantidade certa de cada grupo de alimentos.

Uma dieta equilibrada também inclui bebidas. Seu corpo precisa ficar hidratado para se manter saudável. Mas pense no que você bebe. Cafeína e bebidas açucaradas:

pode causar alterações de humor
Afete seus níveis de energia, sentindo-se cheio de energia antes de um “açúcar baixo”, onde você pode se sentir cansado e mal-humorado
pode fazer você ganhar peso se você tem muito açúcar
pode lhe dar problemas para dormir se você os tiver à noite.
É melhor beber água e sucos naturais que não têm muito açúcar.

Uma parte deve incluir:

carboidratos – como batatas, macarrão, arroz e pão. Uma porção deve ser do tamanho de um punho.
proteínas de fontes não lácteas – como carne, peixe, feijão, soja e tofu. Uma porção deve ser do tamanho de um baralho de cartas.
laticínios – como leite e queijo. Uma porção deve ser de cerca de 200ml de leite, um pedaço de queijo com tamanho de caixa de fósforos ou um pote médio (125ml) de iogurte.
frutas e legumes – pelo menos cinco porções diárias. Para frutas e legumes frescos, uma porção deve ser sobre uma mão em concha. Para frutas secas, uma porção deve ter cerca de metade de uma mão em concha.
O site do NHS tem mais informações sobre dietas balanceadas.

OBTENDO EXERCÍCIO REGULAR
O exercício é uma ótima maneira de relaxar depois de estar em aulas durante todo o dia. Recomenda-se que você faça pelo menos meia hora de exercício todos os dias, se puder. Você pode conseguir um pouco disso através de suas aulas de educação física na escola, mas também é bom fazer mais exercícios fora da escola, se puder.

Há muitas maneiras de manter a forma, como se juntar a um time de futebol. Participar de uma equipe fora da escola é uma ótima maneira de se manter em forma e saudável e também fazer novos amigos . Muitos centros comunitários ou centros de lazer organizam esportes de equipe no final de semana ou depois da escola.

Você pode construir exercícios em sua rotina diária ou semanal e envolver seus amigos também, o que ajudará a motivá-lo.

Muitas maneiras de manter a forma
O exercício não tem que significar participar de um esporte de equipe ou gastar muito dinheiro em equipamentos caros. Tente fazer algo que você goste. Poderia ser:

caminhando
natação
corrida
Patinagem no gelo
pulando
dançando
ioga.
mantendo a forma e
ZUMBIDO

Esporte e exercício são uma ótima maneira de aumentar sua confiança. Leia nossas dicas sobre como se envolver

PREOCUPADO COM O SEU PESO?
Se você está preocupado que você pode estar acima do peso ou abaixo do peso, é melhor falar com um médico antes de fazer qualquer coisa.

Um médico pode:

aconselhá-lo sobre quanto peso você pode precisar perder ou ganhar
dar-lhe um plano sensato de comer e fazer exercícios para ajudá-lo a perder ou ganhar peso
Ajudar você a planejar quais alimentos e exercícios são adequados para você.
Se você está preocupado com qualquer coisa para se manter saudável, pode conversar conosco a qualquer momento .

Assista: Eu tenho um problema alimentar?

COISAS A OBSERVAR
Coisas que prejudicam a sua saúde Fumar , beber álcool e tomar drogas pode prejudicar sua saúde e anular os efeitos de uma boa dieta e exercício.

Fazer essas coisas pode:

diminuir o seu sistema imunológico, que protege você de ficar doente
causar problemas de saúde mental
causar depressão .

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